Como planejar a programação do Carnaval de 2021
O Carnaval do Rio é um dos maiores, mais ousados e mais brilhantes eventos do calendário brasileiro. Até lá espera-se que esteja tudo em ordem para não atrasar as quando é o Carnaval 2021, o que garante programação extensa das escolas de samba e também festas populares.
Este ano marca a primeira vez em seis anos que o futebolista brasileiro Neymar da Silva Santos Júnior vai perder as festividades no Rio de Janeiro, Brasil.
Neymar fez o anúncio em sua história no Instagram, afirmando: “com imensa felicidade, Eu anuncio que estou fora do Carnaval 2020. É isso. Desta vez não haverá controvérsia. Obrigado. Feliz Carnaval!”
Então, quando é o Carnaval do Rio, o que é celebrar, e como você pode se envolver? Aqui está tudo o que precisas de saber.
Quando é o Carnaval do Rio?
O Carnaval é um evento anual que começa sempre na sexta-feira antes da Quarta-Feira de cinzas. Este ano, essa data é 21 de fevereiro. Estende-se nos dias seguintes, terminando na Quarta-Feira de cinzas (26 de fevereiro), o dia em que a Quaresma começa.
Onde é o Carnaval do Rio?
Eventos acontecem no Rio de Janeiro, a cidade mais cosmopolita do Brasil. Todas as principais competições de samba entre escolas de dança rivais e desfiles ocorrem no Sambódromo – uma área de parada criada para o Carnaval. Após os eventos oficiais, o partido derrama para as ruas em todos os cantos da cidade.
O que comemora o Carnaval?
O Carnaval do Rio está enraizado nas tradições pagãs europeias e no catolicismo. Era originalmente um festival de comida, quando as pessoas aproveitavam sua última oportunidade para se empanturrar antes do início da Quaresma, tradicionalmente um tempo de abstinência e jejum na Igreja Católica.
Mas a sensação única do Carnaval vem do conflito cultural entre os colonizadores portugueses e os povos indígenas. Os colonos compraram a tradição de Entrudo (Carnaval) da Europa, onde se encontrou com a paixão da população local pela música e dança.
Como planejar o Carnaval de 2021
Além de comprar bilhetes para os desfiles e absorver a atmosfera, Carnival goers também pode optar por participar, juntando-se a uma das escolas de samba disponíveis. Tudo o que eles têm a fazer é comprar um dos figurinos oficiais listados no site. No entanto, vale a pena entrar lá cedo-os trajes estão sujeitos à disponibilidade e os organizadores tendem a vender até meados de Janeiro.